PT EN ES
top of page
  • Foto do escritorAmbipar Rentals

O INSTITUTO REDE PRÓ-CIDADANIA, CONCEITOS E PARCERIA COM A METAL AR

A parceria entre o instituto e a Metal Ar teve início em 2014. O Instituto REDE Pró-Cidadania foi escolhido por ser voltado à inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e no mercado de trabalho, também dedica esforços à inclusão de pessoas excluídas do convívio social por serem “diferentes”, como portadoras de vitiligo, lupus, obesas, portadoras de marca-passo, insulino dependentes e outras.

A diretoria é oriunda de empresas de grande porte que entendem perfeitamente a necessidade de ambas as partes – empresa e colaboradores com deficiência ou excluídos, contribuindo para a harmonização do processo de inclusão e desenvolvimento dos novos contratados.


O Instituto tem mais de 30 anos de experiência no segmento de inclusão, por isso é referência neste setor, com expressivos resultados: mais de 39.000 pessoas com deficiência foram contratadas por empresas nacionais e multinacionais, resgatando a dignidade destas pessoas e de seus familiares. Também foram capacitadas para o trabalho mais de 34.000 pessoas que tiveram o curso de suas vidas alterado, numa perspectiva de auto sustentabilidade. Parcerias com empresas e instituições de ensino possibilitaram ao Instituto levar a conscientização sobre a responsabilidade social e a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e no mercado de trabalho a mais de 245.000 profissionais de Recursos Humanos, Gestores de todos os segmentos, Instrutores, Professores e profissionais de diversas áreas.

SOBRE O PROGRAMA/PARCERIA

Análise de acessibilidade (escritório e obras)

Vistoria de uma unidade operacional e administrativa, com acompanhamento de equipe técnica, visando analisar a estrutura física da empresa, sugerindo e orientando as adaptações necessárias para um ambiente inclusivo para todos os tipos de deficiência. O ambiente inclusivo pressupõe independência na locomoção, higiene e socialização das pessoas com deficiência.

Análise de funções

Elaboração de um book de funções/cargos e suas compatibilidades com cada tipo e grau de deficiência. São analisados todos os cargos, funcionalmente, determinando-se quais os tipos e graus de cada deficiência são permitidos para cada função.

Sensibilização da liderança

Preparar os gestores, com palestra interativa de 3h de duração, compartilhando experiências sobre a melhor forma de se alcançar a inclusão social sem conflitos, abordando temas como a potencialidade, habilidade e produtividade da pessoa com deficiência; informações e conceitos indispensáveis para avaliação dos profissionais com deficiência, tornando a contratação produtiva e, principalmente, abordando a responsabilidade no desenvolvimento dos novos contratados.

Palestra para todos os funcionários

Com duração de 1h30min cada, destinada a facilitar o processo de interatividade entre a pessoa com deficiência e o quadro de colaboradores existente, promovendo o processo de integração entre as partes, conceituando formas de comunicação, eliminando as barreiras e preconceitos, estreitando relações de convivência e contribuindo significativamente para manter os índices de produtividade da empresa.

A palestra é essencial aos colaboradores de departamentos onde houver a inclusão da pessoa com deficiência e muito importante a todos os colaboradores da empresa de modo geral, bem como terceirizados, contratados e fornecedores.


O QUE ACONTECEU NOS ANOS SEGUINTES

Em 2016, foram somadas as atividades de preparo dos profissionais e voluntários das Associações da Metal Ar, em especial, na cidade de Cajati. Capacitação de profissionais, voluntários ou não, nas associações, a fim de se tornarem monitores preparados para atuar em salas de aula, capacitando pessoas com deficiência, com o material disponibilizado pelo REDE IPC. Preparar este público para a interatividade e inclusão de pessoas com deficiência, no mercado de trabalho e na sociedade.

Em 2018, ampliou-se a parceria para um programa especial de inclusão que foi chamado de Oportunidade sem Fronteiras. O projeto tratou sobre empregabilidade de excluídos, através de capacitação do corpo gerencial da empresa parceira e de associações vinculadas a ela. Através dos cursos e das palestras, foi possível capacitar pessoas do público alvo e entidades sociais, gratuitamente. Após a conclusão, promover a inclusão em vagas ofertadas na própria empresa e na região de origem.

Os cursos serão disponibilizados para o público alvo, aqui relacionado, de forma gratuita, com o patrocínio da Empresa Parceira. O evento foi realizado de várias formas, em computadores, celular ou tablet com acesso à internet, mas é preferencial que seja em salas de aula, para pessoas com deficiência, com monitores treinados. O público alvo são pessoas excluídas social e economicamente, pessoas com deficiência enquadradas na cota ou não.

Não desanime, o projeto não parou por aqui, no mês que vem iremos falar, especificamente, sobre o Projeto Segundo Olhar que integrou diversas ações na cidade de Cajati/SP tanto com a rede pública da cidade quanto a privada. Foram diversos workshops, palestras e treinamentos para que a cidade se tornasse uma cidade mais respeitosa e receptiva às pessoas que possuem necessidades especiais. Nos acompanhem nas redes sociais para saber mais desses projetos maravilhosos que tornam o nosso mundo um lugar melhor para se viver.

Nos siga em nossas redes sociais no Facebook, Instagram e LinkedIn.


56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page

uma empresa