PT EN ES
top of page
  • Foto do escritorAmbipar Rentals

A Metal Ar e a Economia Circular

Atualizado: 14 de out. de 2021

Existem dois tipos de economia, no que tange às questões ambientais. A mais comum, infelizmente, ainda é a chamada economia linear, na qual se extrai a matéria prima dos recursos naturais do nosso planeta, se realiza a manufatura desses recursos, se faz a distribuição para outras indústrias ou empresas que utilizam esses recursos ou produtos, então o cliente final consome o produto e, por fim, é realizado o descarte do que não possui mais uso.

Neste modelo, o crescimento econômico depende de um consumo de recursos naturais e matérias primas finitos, trazendo o risco deles se esgotarem e trazer impactos ambientais que irão atingir a todos nós. Além dos impactos ambientais, a escassez de recursos também gera um impacto econômico, graças à diminuição da matéria prima, sua extração fica cada vez mais custosa e traz muita insegurança para o nosso futuro.

Acontece que esse modelo vem se tornando cada vez mais saturado. São descartados, no final deste processo, milhões de toneladas de materiais todos os dias, muitos deles tóxicos tanto para nós, seres humanos, quanto para os sistemas naturais. Isso pode afetar diversas áreas da nossa economia e da nossa vida, como na diminuição da produção de alimentos, animais e vegetais. Nossa alimentação pode ser afetada gerando diversas outras crises para as futuras gerações.


Mas chega de falar de coisa ruim. Conseguimos encontrar uma solução para todo este cenário caótico. A economia circular. Ela propõe um melhor uso para nossos recursos naturais e matérias primas. Aprendemos como utilizar esses recursos de uma maneira mais inteligente e que impacta de forma positiva, não negativa, a nossa economia e nos dá uma luz no fim do túnel para as futuras gerações. A ideia é bastante simples: depender menos de matéria prima virgem e utilizar insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.

É simples, mas é complexo. Para conseguir aplicar isso no nosso dia a dia é necessário muito estudo e adaptação. Mudar desde o design dos produtos, eliminando o conceito de lixo e deixando claro que tudo o que envolve o produto foi planejado, desde o início, para ser reutilizado. A Nature (2016) conclui que essa nova forma de se relacionar com nossos bens e materiais vai economizar recursos, energia e criar empregos. Segundo ela, esse modelo de produção pode reduzir as emissões de poluentes em até 70% e diminuir de forma bastante significativa os resíduos.

A economia circular é uma nova forma de pensar a organização social e econômica. Ela contribui para uma transformação dos modelos atuais de indústria e economia e possibilita uma interação benéfica entre os seres humanos e o planeta. Isso acontece através da utilização de matérias primas secundárias e incentivo à troca de resíduos entre empresas. Um mundo mais colaborativo e com menos desperdício do que nos é mais precioso, nosso meio ambiente, nossa natureza. Essa nova forma de se fazer economia gera diversos benefícios, como otimização de processos, compartilhamento, extensão da vida do produto, insumos circulares e recuperação de recursos.


A Metal Ar é uma empresa que, desde o seu princípio, se preocupou muito com o meio ambiente e em diminuir da melhor forma possível seu impacto ambiental. Nada mais justo do que implementar na sua atuação a economia circular, reaproveitando recursos, adaptando seus produtos e criando uma relação saudável com seus colaboradores, parceiros e clientes.


Nos acompanhe em nossas redes sociais para saber mais sobre a Metal Ar e as suas práticas ambientais.


Nos siga em nossas redes sociais no Facebook, Instagram e LinkedIn.


49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page

uma empresa